Limpeza Bucal Periódica

É indicado o retorno ao dentista a cada 6 meses, não apenas para uma manutenção da higiene oral , mas também para o diagnóstico precoce de lesões e orientações ao paciente.
Neste retorno, é sempre indicado ser feito o procedimento denomeado Raspagem e Alisamento Radicular (popularmente conhecida como limpeza).

No caso clínico tratado por mim, a paciente ficou 12 meses sem visitar o consultório e ainda somado a isso, não faz uso de fio dental. Pode-se observar uma assimetria gengival causada pela ausencia do fio-dental e mais acelerada por causa do tabagismo. Lateralmente aos dentes observa-se a presença de cálculo dental (popularmente conhecido como tártaro). Em um estágio inicial desta doença gengival, o fio dental mantém a saúde gengival diminuindo o número de bactérias maléficas presentes na cavidade oral. Neste estágio mostrado abaixo, só o controle profissional removerá toda placa bacteriana.

Antes:

Depois da raspagem e alisamento profissional:


Consulte seu cirurgião dentista!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Iogurte natural combate o mau hálito, diz pesquisa

Iogurtes sem açúcar podem ajudar a acabar com o mau hálito, cáries e problemas na gengiva, conforme um estudo que cientistas japoneses apresentaram num encontro da Associação Internacional para Pesquisa Dental.

De acordo com a pesquisa, tomar iogurte reduz os níveis de gás sulfídrico, uma das principais causas do mau hálito, em 80% dos voluntários.

A redução do mau hálito seria causada por bactérias ativas no iogurte, especificamente Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermiphilus.

Os 24 voluntários que participaram do estudo receberam instruções rigorosas sobre higiene oral, dieta e ingestão de remédios.

Bactérias

Eles passaram duas semanas evitando iogurtes e comidas semelhantes, como queijo.

Os pesquisadores então retiraram saliva e amostras das línguas dos voluntários para medir os níveis de bactérias e componentes que causam odor, incluindo o gás sulfídrico.

Depois, os voluntários tomaram 90 gramas de iogurte por dia durante seis semanas e tiveram mais amostras recolhidas pelos pesquisadores.

Eles descobriram que os níveis de gás sulfídrico tinham diminuído em 80% dos participantes.

Os níveis de placa e de gengivite também ficaram significativamente mais baixos.

"O consumo freqüente de comidas com altos níveis de açúcar é a principal causa de cáries, que podem causar muita dor e desconforto", disse Nigel Carter, presidente da Fundação Britânica de Saúde Dental.

"Embora essa pesquisa ainda esteja nos estágios iniciais, não há dúvidas de que iogurtes sem açúcar são uma alternativa muito mais saudável a chocolates e doces. Nós encorajamos as pessoas a incorporá-los a suas dietas", afirmou.

Uma em cada quatro pessoas sofre de mau hálito regularmente, e 19 em cada 20 são afetadas por doenças da gengiva em algum momento de suas vidas.

Carter enfatizou, porém, que a melhor maneira de combater o mau hálito é adotar uma rotina de cuidados com a saúde oral.

Isso significa escovar os dentes duas vezes por dia com cremes dentais que contenham flúor, usar fio dental e visitar o dentista regularmente.

Fonte:
Site do UOL

Cirurgião-Dentista é o segundo profissional mais confiável para o brasileiro

A Odontologia pode comemorar. O Cirurgião-Dentista é o segundo profissional mais confiável na opinião dos brasileiros, de acordo com pesquisa divulgada pela revista Seleções em setembro. A categoria ostenta 81% de confiança, à frente de todos os outros profissionais da área de saúde. O Cirurgião-Dentista aparece atrás apenas dos bombeiros, campeões absolutos desde a criação da lista, há seis anos.

A pesquisa foi aferida pelo Ibope Inteligência e ouviu mil leitores, nos meses de março e abril de 2007. Além de indicar os profissionais considerados mais confiáveis, o resultado também mostra as categorias que estão em baixa com a população. Os políticos aparecem na lanterna, com apenas 2% de confiança.

Para o presidente do CFO, Miguel Nobre, a vice-liderança dos Cirurgiões-Dentistas é reflexo da dedicação dos profissionais e do investimento em saúde bucal feito pelo governo federal.

Fonte:
Jornal do CFO

 
Dr. George Lamacchia - Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu Templates Novo Blogger