Desenvolvi um pacote estético para suprir as necessidades estéticas de meus pacientes.
Cada paciente tem um tratamento mais indicado e de acordo com suas exigências e necessidades, faremos um planejamento do procedimento mais adequado ao caso.
Abaixo tem uma curta explicação dos procedimentos mais realizados afim de melhorar a estética do sorriso e auto-estima do paciente.
Consulte seu dentista ou marque uma consulta comigo para maiores esclarecimentos.
O valor de um Sorriso
Um sorriso não custa nada e cria muito...
Dura um só momento, mas sua lembrança perdura por toda uma vida...
Não se pode comprá-lo, pedi-lo emprestado ou roubá-lo...
E não tem utilidade enquanto não é dado!
Por isso, se no teu caminho encontrares alguém cansado demais para dar um sorriso, deixa-lhe o teu, com otimismo...
Pois ninguém precisa tanto de um sorriso quanto aquele que não tem mais sorrisos para oferecer...
E agora? Vamos sorrir um pouco?

ESTÉTICA DENTAL
Vivemos em um mundo onde as aparências são importantes. Um sorriso bonito, brilhante e saudável pode aumentar a sua auto-estima, garantindo uma significante mudança em sua vida tanto pessoal como profissional. Por estes motivos, é fundamental cuidar da aparência dos dentes.
A estética dental é um dos mais efetivos tratamentos para se melhorar a aparência física.
Os resultados são surpreendentes, pois é possível reconstituir os dentes, dar-lhes forma ideal, fechar espaços e ainda clarear os que estão escurecidos.
Dentes manchados, escurecidos, curtos, tortos e muito separados deixam o sorriso feio, que acaba ofuscando a beleza de todo o rosto. Essas imperfeições também inibem um sorriso largo e espontâneo, podendo tornar a pessoa complexada e atrapalhar o seu convívio social.
CLAREAMENTO DENTAL
Um dos tratamentos mais requisitados pelos pacientes, atualmente, é o clareamento dental. Atualmente, usam-se as seguintes técnicas:
Técnica da Moldeira: Uma moldeira de silicone será feita a partir dos seus dentes. Coloca-se um gel clareador dentro dessa moldeira e aplica-se sobre os dentes por algumas horas por dia. Muitos pacientes usam suas moldeiras depois do jantar e antes de dormir. Uma mudança significativa no clareamento é percebida em 1 ou 2 semanas. Esse tratamento é realizado em casa, com supervisão do profissional cirurgião dentista.
Clareamento a Laser: Com sistema de luz composta gerada por um laser de diodo e por uma matriz de LEDs, possibilita o clareamento dental reduzindo a hipersensibilidade dentinária pós-operatória e o tempo de procedimento. Os LEDs agem sobre o produto (peróxido de Hidrogênio a 37%) e o laser de diodo (infra-vermelho) age na sensibilidade do dente, diminuindo a dor, essa é a técnica mais rápida e eficiente usada atualmente. Em poucas sessões já se atinge o resultado desejado.
Clareamento unitário: Feito em dentes isolados que tenham coloração alterada e possuam canal tratado.
Contra-indicações do clareamento
• Gestantes
• Pacientes com recessão gengival exposta
• Pacientes especiais
• Fumantes
• Pacientes alérgicos a quaisquer das substâncias químicas presentes no clareador
• Pacientes com lesões em tecidos moles da mucosa bucal
• Pacientes com histórico de lesões malignas ou pré-cancerizáveis
• Pacientes com hipersensibilidade dentinária (que pode ser tratada previamente)
Manutenção do Clareamento: Em alguns casos, após algum tempo (meses ou anos) é necessário realizar a manutenção do clareamento, repetindo os procedimentos. O efeito do clareamento é melhorado com profilaxias periódicas.
Como o tratamento clareador é efetivo apenas sobre os dentes e não sobre restaurações e coroas, estas deverão ser substituídas após o clareamento, pois apresentarão uma coloração mais escura que a dos dentes clareados.
É importante observar que em cada paciente, os resultados poderão variar. Há aqueles em que em poucas aplicações o clareamento é efetivo, assim como existem aqueles em que o resultado, após muitas semanas de tratamento, é pequeno. São as variações individuais, sobre as quais o profissional não possui controle.
RESTAURAÇÕES DE RESINA
Onde podemos utilizar a resina para melhorar o sorriso de nossos pacientes:
Fechamento de Diastemas: Diastemas são espaços que ocorrem na arcada dentária entre dois dentes vizinhos e são mais comuns entre os dentes anteriores superiores. Este fechamento pode ser realizado através de restaurações em resina sem nenhuma necessidade de desgaste dental, tratamento ortodôntico ou combinação de ambos. Outra alternativa é a possibilidade da realização de Facetas em Porcelana.
Facetas em Resina Composta: São restaurações que cobrem, a face vestibular dos dentes anteriores, ou seja, a superfície dental vista quando sorrimos. São indicadas para dentes que apresentam alterações de cor ou forma, fechamento de diastemas, alongamento de dentes curtos e realinhamento de dentes inclinados.
Lesões Cervicais Não Cariosas: São lesões que ocorrem mais comumente próximas à gengiva, na superfície voltada para os lábios e bochecha. São provocadas principalmente por cárie, alimentos ácidos e escovação traumática. O tratamento dessas lesões pode se restringir ao controle dos fatores etiológicos (como alimentos ácidos ou escovação) ou restaurações com resina composta.
Dentes Fraturados: Muitas pessoas sofrem traumatismo que podem levar à fratura dental. Isto ocorre principalmente em atividades esportivas, brigas e acidentes. São mais comuns em dentes anteriores, onde afeta a estética e função. As alternativas de tratamento são colagem do fragmento dental sem nenhum tipo de desgaste e restauração, restauração da parte fraturada do elemento e, até mesmo, tratamento de canal e cirurgias.
Restaurações de Resina em Dentes Anteriores: Estão indicadas em cavidades de cárie, restaurações com infiltrações, que caíram, que possuam coloração diferente da natural e que apresentam dor.
Restaurações de Resina em Dentes Posteriores: Muitas pessoas procuram o dentista por não estarem contentes com suas restaurações que restaurações escuras). Hoje em dia, existem resinas que são capazes de resistir às forças que atuam durante a mastigação. Estão indicadas para cavidades de cárie pequenas a médias, troca de restaurações cuja cor desagrade o paciente, infiltrações, restaurações que caíram, dentes doloridos, etc...
Piercing Dental: Esses piercings podem ser feitos de cristais, pedras semi-preciosas ou diamantes. Por um processo simples, é possível sair do consultório com um visual diferenciado e bonito.
Dentes Conóides: Dentes Conóides são dentes menores que o normal, apresentam forma de cone e são herdados geneticamente. Os mais afetados são os incisivos laterais. O tratamento é realizado com resina composta, adquirindo forma e aparência similares às dos dentes naturais. Esta opção é bastante agradável e estética, por não haver desgaste dental.
FACETAS DE PORCELANA
Facetas de porcelana são uma espécie de "capa", que são fixadas na parte frontal dos seus dentes.
É uma fantástica opção para dentes quebrados, espaçados, um pouco desalinhados ou casos de insucesso ao clareamento dental. É uma técnica bastante durável usando um material muito forte e resistente à descoloração. As facetas de porcelana são confeccionadas em um laboratório altamente especializado, desenhadas de acordo com cada caso para cobrir a parte frontal dos dentes. Geralmente leva-se 2 a 3 visitas para se obter um novo sorriso com esta técnica.
COROAS DE PORCELANA
Este é a técnica mais durável em Odontologia Estética. As coroas de porcelana cobrem o dente inteiro, apresentando um sorriso belo e natural sem a presença desagradável de ganchos ou metais.
Usando dentes de porcelana, pode-se reconstruir a boca sem aparência artificial. As principais vantagens são segurança e conforto. Os dentes de porcelana imitam os naturais em forma, cor, brilho e proporção e têm resolvido muitos problemas em Odontologia Estética e Reabilitação Oral.
A coroa artificial, quando bem executada, corre os mesmos riscos que os dos dentes naturais, estando exposta aos mesmos acidentes. Os cuidados devem ser iguais aos tomados com os dentes naturais.
CIRURGIA PLÁSTICA PERIODONTAL
O tratamento periodontal estético está cada vez mais difundido por conta dos artistas e pessoas públicas. Podemos atualmente através de cirurgias ou procedimentos clínicos melhorar significamente o sorriso.
São cirurgias que visam corrigir defeitos gengivais e de tecidos moles em regiões que apresentam algum tipo de comprometimento estético. Os defeitos que mais incomodam os pacientes são retrações gengivais, alterações de papilas interdentais, perdas de altura e espessura em áreas que foram submetidas a extrações e tecidos moles insatisfatórios ao redor dos implantes.
Manchas escuras na gengivas, geralmente pigmentos de melanina podem se removidos com um "peeling" gengival.
Raízes expostas que deixam os dentes alongados e sensíveis podem ser recobertas com procedimentos cirúrgicos.
PRÓTESE ADESIVA
A prótese adesiva é uma alternativa restauradora mais conservadora. Utiliza um dente pilar de suporte em cada extremidade do espaço desdentado para sustentar a prótese. O preparo dos dentes pilares (desgaste) é reservado a uma pequena porção do dente. É indicado em casos de ausência de 1 dente, especialmente na região anterior, observando-se oclusão favorável
A Vantagem deste tipo de prótese ao paciente é o custo reduzido e menor tempo de clínica, porém há a desvantagem da possibilidade de ruptura do sistema de união (interface resina composta/metal e/ou resina composta/esmalte)
PRÓTESES FIXAS
As próteses fixas são aparelhos que têm por finalidade restaurar a anatomia, função e estética dos dentes perdidos ou danificados, e sua característica principal é de serem cimentadas à boca, só podendo ser removidas pelo dentista.
Os dentes para funcionarem bem precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários superior e inferior, sempre submetidos a um sistema de forças dos músculos da mastigação, lábios, bochechas e língua. A perda de um só dente desequilibra esse sistema e os dentes movimentam-se, com isso, a mastigação e a estética ficam prejudicadas.
Resumindo, os dentes perdidos precisam ser substituídos rapidamente para o sistema mastigatório manter-se em equilíbrio.
PRÓTESES REMOVÍVEIS
As próteses removíveis podem ser parciais e totais. As parciais removíveis podem ser totalmente em acrílico ou terem uma parte metálica e destinam-se a substituir um ou mais dentes. Este tipo de prótese é mantida na boca pelas retenções presentes nos dentes que ainda restam e em alguns casos nos tecidos moles.
A manutenção deve ser feita anualmente e a sua troca a cada cinco ou seis anos. O tempo de troca deve ser respeitado, pois com o tempo ocorre o desgaste dos dentes da prótese, provocando problemas oclusais, desgaste ósseo e pode causar prejuízos na retenção dos dentes de sustentação (onde estará apoiada a prótese).
As próteses totais removíveis são normalmente em acrílico e destinam-se à substituição de todos os dentes. São suportadas apenas pelos tecidos moles e estrutura óssea subjacente. Mantém-se na boca pela ação conjunta de pequenas retenções da anatomia do que resta do osso alvéolar, da língua, dos músculos faciais, e no caso da prótese superior, do efeito de vácuo entre a superfície interna da prótese e o palato.
A retenção destas próteses é muito problemática quando há uma reabsorção quase total do osso alvéolar. Nesta situação a única solução é recorrer aos implantes.
IMPLANTES DENTÁRIOS
Atualmente, os implantes dentários de titânio são a melhor opção para a reposição de dentes por devolverem o sorriso espontâneo, a mastigação forte e segura, e a auto estima do paciente. Servem também para substituir as próteses removíveis por próteses fixas o que melhora muito a função já que o medo da prótese se soltar não existe.
A perda dos dentes compromete a estética e diminui a auto-estima. Além disso, tem relação direta com a mastigação, distúrbios gastro-intestinais e envelhecimento facial. Esta é uma situação que pode ser solucionada com tratamentos rápidos e eficientes com o uso de implante dentário.
A cirurgia é feita através da colocação de pinos de titânio, que substituirão as raízes dentárias. A técnica de implante dentário apresenta ótimos resultados estéticos e mastigatórios.
Graças a esta diminuição do volume das próteses torna-se muito mais fácil mastigar, falar e rir sem preocupações sendo a estética muito superior à das próteses removíveis convencionais.
Projeto desenvolvido por
Dr. George Lamacchia
Cirurgião Dentista/Clínico Geral
CRO-SP 92.004
1 Comment:
Infelizmente a realidade não é tão simples assim como divulgado em sites,fui vitima de dentistas picaretas que fizeram de tudo na minha boca,tudo começou com a perda de um dente molar, ai fiz adesiva , perdir os dois que eram apoio, depois fiz uma fixa perdir o canino,há 4 anos fiz um implante e ponte fixa, fiz canal no ultimo dente,na primeira sessão o cara perfurou o seio maxilar o liquido veio todo pelo nariz,sofro até hoje sinusite.Hoje extrair o lateral E,que era o unico que restava.Isso não foi só um profissional foram vários ao longo dos anos,infelizmente hoje sou traumatizada e revoltada pois não fiz nenhum tratamento de graça,eu paguei,infelizmente sou da area de saude e muitos destes profissionais eram conhecidos não quis processa-los, hoje podem vir de graça prometer o que for que não quero, estou esperando cicatrizar para moldar a protese removivel.Meus sonhos se foram nas mãos de profissionais irresponsaveis,e tenho certeza que existem milhares de pessoas na mesma situação.Falar é facil o dificil é fazer acontecer.È o meu desabafo!!!!
Post a Comment