Uma excelente reportagem para se ver e repensar sobre a atual saúde bucal do Brasil.
E se continuarmos com esta cultura precária que temos no país de só ir ao dentista quando sentimos dor, dente por dente e todos ficarão banguelas.
É o que falo pra todos pacientes que tenho, é muito mais barato fazer consultas de rotina no dentista e gastar com fio dental e pasta de dentes e escova, do que ter que consertar um estrago causado por relaxo na higiene bucal.
O curta-metragem Dente por Dente é um documentário, produzido pela Biokam e pela Turma do Bem, que trata da exclusão social e dos desdobramentos de uma saúde bucal precária.
Aborda-se a rotina de Alex, um adolescente da periferia de Campinas (no interior de São Paulo) que tem sua vida prejudicada por sua condição dentária.
Após assistir a uma matéria veiculada em um canal de TV local, a professora de Alex escreve para o Dentista do Bem (programa que articula dentistas voluntários) pedindo auxílio para o garoto.
A partir de um retrato do universo familiar e escolar do adolescente, o documentário procura apontar o impacto da saúde bucal sobre a qualidade de vida da personagem, dos problemas nos relacionamentos pessoais à dificuldade de inserção no mercado de trabalho e a inexistência de políticas públicas.
O ineditismo da obra traz à tona discussões sobre o tema; que historicamente nunca foi tratado com a devida importância, por nenhum governo; para que se evite mais uma geração de desdentados precoces.
Documentário dente por dente
Postado por Dr. George Lamacchia às 20:39
Marcadores: Dente por dente, documentário, trabalho voluntário
1 Comment:
Bom Dia Dr George, mais uma vez parabéns pelas postagens em seu blog, a preocupação com a saúde bucal no Brasil é muito importante é lastimavél que poucas pessoas se preocupem com isso.
Post a Comment