IMPLANTES DENTARIOS


Veja este vídeo para saber algumas modalidades de Implantes feitos

O que são Implantes Dentais?

Os implantes são “raízes” artificiais instaladas (implantadas) no osso mandibular ou maxilar. Ao substituir as raízes dentais, possibilita a confecção de próteses sobre eles, permitindo a reabilitação estética e funcional (mastigação), além de devolver qualidade de vida social ao indivíduo debilitado.

Os implantes dentais proporcionam conforto e eficiência na mastigação, de forma similar aos dentes naturais, sendo superiores ao uso de próteses totais (dentaduras) e próteses removíveis.

Na atualidade os implantes são fabricados com titânio comercialmente puro, de eficiência cientificamente comprovada.

Que tipo de material se utiliza para os implantes dentais?

Ao longo da História da Odontologia e da Medicina, são muitos os materiais que se vem utilizando. Na atualidade são apenas dois os que se consideram válidos: o titânio puro e o titânio recoberto de hidroxiapatita.

Por que o Titânio?

Por se tratar de um metal biocompatível , ou seja, que pode ser utilizado em contato com os tecidos orgânicos sem causar reações adversas, permitindo a osseointegração.

O que é OSSEOINTEGRAÇÃO?

É o processo por meio do qual o implante se integra ao osso, apresentando-se fixo, sem mobilidade ou sintomas durante as forças mastigatórias funcionais. Essa integração permite a alta taxa de sucesso na reabilitação dos pacientes.

Qual a sua finalidade?

Repor dentes ausentes com o objetivo de:

1. Recuperar Estética e Função

2. Frear a Reabsorção óssea

3. Diminuir a Sobrecarga em Dentes Remanescentes

1. – Função e estética.

Substitui dentes ausentes ou condenados e próteses convencionais, quando estas não correspondem às expectativas do paciente.

Pode também servir de encaixe para um tipo de dentadura (overdenture), aumentando de forma notável sua estabilidade e retenção.

2. – Frear a reabsorção óssea.

O que é uma reabsorção óssea? Por que ocorre?

Quando perdemos um ou mais elementos dentais, independente da causa que provoque a perda (cáries, doença periodontal, traumatismo), inicia-se um processo de reabsorção óssea pela falta de estímulo da raiz ausente.

A função do osso maxilar e mandibular é sustentar as peças dentárias para permitir a mastigação. Uma vez perdido o dente, esse osso perde sua finalidade principal e passa a ser reabsorvido pelo organismo. Essa reabsorção torna-se mais acentuada na maioria dos casos pela pressão das próteses removíveis, ou ainda pela própria idade do paciente. Esse último fator associado a problemas hormonais (como osteoporose) pode gerar uma perda na qualidade óssea.

Dentro desse quadro as conseqüências estéticas e funcionais podem ser dramáticas, debilitando o paciente progressivamente.

Atualmente existem técnicas regenerativas de osso e biomateriais que possibilitam a recuperação anatômica de áreas severamente reabsorvidas. Esses enxertos permitem a recuperação do paciente para que este possa se submeter à colocação dos implantes dentais, com resultados mais satisfatórios.

Os implantes podem deter esse processo de reabsorção, que pode gerar tanto problemas funcionais quanto psicológicos nos indivíduos debilitados.

Enxertos - Técnicas Avançadas:

É frequente a indicação de enxertos que promovam o aumento ósseo para viabilizar a instalação dos implantes.

Incisão gengival

Fixação do enxerto ósseo(em bloco no caso)

Aumento do osso possibilitanto instalação de implante.

3 – Diminuir a sobrecarga das dentes remanescentes.

Pacientes com perdas parciais dos dentes, além da conseqüente colocação de implantes e sua respectiva prótese que vem harmonizar não só a estética a e função, bem como possibilitar um equilíbrio na distribuição das forças durante a mastigação.

Os implantes dentários, atualmente, são a melhor solução para estas situações

Se você ou alguém que conhece está passando por alguns dos seguintes problemas, deveria considerar o tratamento com implantes dentários:

- Perda de um ou mais dentes

- Possibilidade de perder uma prótese fixa, quando um ou mais dentes naturais se enfraquecem

- Mudanças pouco atraentes em seu aspecto dento-facial

- Falta de confiança no falar ou rir

- Risco de perda de dente por doença periodontal

- Dificuldade de mastigar certos alimentos

- Prótese total (dentadura) ou parcial (ponte móvel)

- Fratura envolvendo a raiz do dente

Sou um Candidato Ideal?

Considere um candidato ideal se:

• Falta um, mais que um ou até mesmo todos os seus dentes;

• Houver falta de estabilidade e retenção com sua prótese removível;

• Sua prótese não está confortável;

• Sua prótese não está estética;

• Sua prótese o deixa inseguro ou já lhe causou algum problema;

• Houver dificuldade na mastigação dos alimentos;

A idade não é um fator determinante na hora de ser candidato a implante, porém é recomendado não colocá-los antes dos 15-16 anos, até que o crescimento maxilar se tenha completado.

Os pacientes totalmente desdentados com idade avançada são os mais favorecidos na implantodontia.

A quantidade e qualidade de seu osso maxilar serão alguns dos parâmetros que seu dentista deverá estudar.

Quem não é um bom candidato para implantes?

São poucas as contra-indicações que tem este tipo de tratamento:

• Doenças sistêmicas graves, como por exemplo a leucemia;

• Pacientes com câncer que estão sendo tratados com radioterapia ou quimioterapia, até que termine o tratamento e seu médico autorize a intervenção;

• Diabetes não controlada. O paciente diabético sempre está mais exposto a infecções. Mesmo se estiver controlada deverá ser submetido a um rigoroso acompanhamento pré e pós-operatório;

• Pacientes psiquiátricos;

• Crianças ou jovens até que terminem seu desenvolvimento (15-16 anos);

• Durante a gravidez (aconselhamos esperar que a futura mãe dê à luz);

• Fumantes em geral;

• Dependentes químicos;

Consideramos importante que qualquer pessoa que queira receber um tratamento com implantes esteja consciente que suas próteses precisarão de cuidados.

A manutenção através de adequada higienização e de revisões periódicas são fundamentais.

Qual a durabilidade dos implantes?

Os implantes em geral duram de 10 a 20 anos, dependendo da sua localização e da colaboração do paciente em fazer uma boa higiene bucal e de suas visitas regulares ao dentista. Por sofrerem mais estresse e serem mais utilizados, os implantes dos molares não costumam durar tanto tempo quanto os implantes localizados na parte frontal de sua boca.

É um Tratamento Doloroso?

O tratamento não é doloroso. É simples e com os novos avanços da tecnologia podemos usar até sedação consciente.

Quanto tempo dura o tratamento?

Em via de regra a fase de osseointegração dura de 3 a 4 meses na mandíbula e de 5 a 6 meses no maxilar, por este ser um osso menos compacto. A elaboração da prótese geralmente é concluída no prazo de 1 mês após essa fase .

Este tipo de tratamento é relativo e específico para cada paciente. Em alguns casos o paciente pode ser reabilitado em um prazo de até 6 meses, já em outros, em apenas 24 horas.

Existe a rejeição?

A taxa de sucesso atualmente registrada para implantes dentais é superior a 95%, o que torna a técnica muito segura e previsível. Uma vez osseointegrado, o implante corretamente instalado e a prótese adequadamente planejada praticamente eliminam a chance de fracassos.

Eventuais perdas de implantes podem estar, no entanto, associadas à infecção, sobrecarga prematura dos implantes, má higienização local, ou casos em que o paciente não apresente um quadro sistêmico favorável (como os relatados nas contra-indicações). Essas perdas são evitadas na sua maioria pelo correto planejamento e execução do caso por profissionais adequadamente habilitados.

Os estudos de acompanhamento clínico estão próximos de 4 décadas e os resultados com esta técnica permanecem estáveis com o passar do tempo. Porém não devemos esquecer que uma boa higiene diária e as consultas de manutenção são requisitos indispensáveis para o bom funcionamento de nossas próteses.

O que acontece se um Implante fracassa?

Como acabamos de comentar a porcentagem de êxito na atualidade é superior a 95% e a técnica encontra-se em constante evolução, aperfeiçoando por um lado a fase cirúrgica e por outro melhorando a estética das próteses. Portanto, nossas estatísticas particulares vão superando inclusive esses resultados. Na atualidade, se um implante eventualmente fracassa é possível substituí-lo, resolvendo-se o problema ou utilizando enxertos ósseos que melhorem a ancoragem do implante.

Devo deixar de fumar?

Não tenha dúvida: deixe de fumar ou diminua de forma gradual o número de cigarros.

O fumo prejudica gravemente a saúde de seus dentes e também a saúde dos tecidos ao redor dos implantes. O fumo pode ser um agravante que acelera a perda de um elemento dental, conseqüentemente poderá causar a perda do seu implante.

É caro um tratamento deste tipo?

Não, em muitos casos o custo é inferior ao tratamento de uma reabilitação convencional, o tratamento varia de acordo com o número de implantes necessários e o tipo de prótese a ser reabilitada. O resultado obtido dependerá não só da técnica, mas da qualidade dos produtos empregados e da experiência do profissional que realiza no trabalho.

No entanto, atualmente a técnica é muito mais acessível em relação a épocas anteriores, em que a tecnologia empregada era exclusivamente importada e de alto custo.

De qualquer forma, a recuperação de uma força de mastigação satisfatória e de um sorriso que reintegra o paciente socialmente faz com que muitos dos pacientes que se submetem ao tratamento afirmem que:

“Este foi o melhor investimento que fiz em toda minha vida"

Quais os benefícios dos Implantes?

Os implantes podem repor a perda de um dente natural sem a necessidade de desgastar os dentes vizinhos para a preparação de uma prótese fixa ou removível.

Em casos de próteses removíveis parciais, esta pode ser substituída por próteses fixas, sem prejuízo ou sobrecarga dos dentes suportes naturais. Isto permite um aumento considerável do tempo de vida útil desses dentes, já que há uma melhor distribuição da carga mastigatória entre dentes e implantes.

Além disso, devido ao fato das próteses permanecerem estáveis em sua posição, situações comuns, como irritação das gengivas, dor e insegurança pela falta de estabilidade e retenção de próteses removíveis parciais ou totais, são eliminadas.

Para desdentados totais, a utilização dos implantes traz imensos benefícios para sua qualidade de vida. A “dentadura” convencional por vezes pode ser substituída por prótese fixas sobre implantes, ou por próteses removíveis (overdenture) que apresentam melhor retenção e estabilidade, oferecendo maior conforto e segurança ao seu portador.

O tratamento com implantes tem melhorado a vida de muitas pessoas trazendo benefícios e vantagens tais como:

- Quando indicado, o paciente poderá ter seus dentes em até 72 horas após a cirurgia;

- Melhora da saúde graças à capacidade de mastigar uma ampla variedade de alimentos nutritivos;

- A restauração da boca da forma mais parecida com seu estado natural;

- Maior conforto e confiança devido à eliminação de próteses totais ou próteses parciais mal ajustadas ou soltas;

- Preservação da estrutura dos ossos maxilares pela redução de possível deterioração, mantendo a estética facial;

- Evita o desgaste de dentes vizinhos, necessários para a colocação de próteses fixas sem implantes;

- Sentimento de mastigar com seu próprio dente.

Considerações finais

Cada caso deve ser adequadamente analisado por um profissional habilitado ao desenvolvimento da técnica. O planejamento poderá variar de acordo com condições ósseas individuais dentre outros fatores.

Pense em você.

E se restarem algumas dúvidas nossa equipe encontra-se inteiramente à disposição para melhores esclarecimentos

Manutenção e higienização bucal de pacientes portadores de implantes ósseointegráveis

Pode haver comprometimento ou perda de implantes se os cuidados de higiene e manutenção, orientados pelo especialista, não forem seguidos.

A manutenção refere-se ao conjunto de técnicas e meios a serem empregados para manter a saúde dos tecidos gengivais e consequentemente a longevidade dos implantes.

Os tecidos que protegem os implantes apresentam suscetibilidade à infecção quando placas bacterianas se acumulam, surgindo aumento do volume do tecido gengival com sensibilidade dolorosa ao toque e consequente sangramento, entretanto, através de um tratamento específico o processo inflamatório torna-se reversível.

Em estágios mais avançados, os tecidos ósseos também podem ser afetados, resultado em perda do implante.

A manutenção deve ser orientada de forma individualizada e de acordo com a complexidade de cadas caso. A escovação correta é indispensável para uma dentição saudável, pois remove a placa bacteriana que se deposita na superfície dos dentes (implantes), nos espaços entre a gengiva e os dentes (implantes), agindo na prevenção de cáries e doenças da gengiva.

Fio ou Fita Dental

O fio ou fita dental são usados na remoção da placa bacteriana que se deposita no espaço intermediário, entre o dente e a gengiva, pontos que as cerdas não alcançam. A limpeza é fundamental, porque é nossa região que a cárie e as doenças da gengiva se manifestam com maior frequência. Adote este procedimento sempre que escovar seus dentes ou, pelo menos, uma vez ao dia.

Importante: faça visitas periódicas ao seu dentista, poias a profilaxia realizada pelo profissional é mais abrangente e consiste na remoção de tártaros com curetas plásticas, polimento com pasta profilática de baixa abrasividade feito com taças de boarracha.

Com relação aos Enxaguatóris Bucais, ele complementam a Higiene Bucal diária, auxiliando na prevenção e no tratamento da gengiva, combatendo as bactérias que causam a placa e o mau hálito, e, consequentemente, ajudando na redução das cáries.

Existe uma grande variedade de Enxaguatórios Bucais no mercado a base de clorexidina, triclosan delmopinol, cetilperidinum, própolis, extratos de ervas, entre outros. Consulte o seu dentista para saber aquele que melhor adapta-se à sua necessecidade.

O sucesso do tratamento dependerá da integração Profissional e Paciente para uma longevidade dos implantes

PERGUNTA E RESPOSTAS SOBRE IMPLANTES

0 que são implantes osseointegrados?
São, normalmente, parafusos de titânio introduzidos cirurgicamente nas áreas desdentadas e, sobre eles, são instalados dentes artificiais (prótese dentária).

0 que existe de mágico no titânio?
Nada. É um material usado em Ortopedia há muitas décadas. Simplesmente o titânio não sofre corrosão quando inserido no corpo humano e não apresenta fenômenos de rejeição imunológica.

Em que situações não deve ser colocado?
Apenas em 2 situações: em pacientes com determinados problemas de saúde de ordem geral e quando não houver espessura e altura óssea suficientes para acomodar os implantes.

E quanto à idade?
Não existe limite de idade: a partir da puberdade, qualquer pessoa pode receber implantes.

Se não tiver osso suficiente, existem maneiras de aumentar a quantidade de osso disponível?
Sim. Só devem ser empregados em casos absolutamente necessários, com total conhecimento de todos os riscos e custos por parte do paciente. Normalmente usados em casos onde não se tenha uma altura, espessura ou qualidade boas.

Quanto dura a cirurgia para instalar o implante?
Normalmente,entre 30 e 60 minutos. Somente em casos excepcionais esse tempo é dilatado.

Quais os riscos cirúrgicos?
Mínimos. A cirurgia é feita normalmente com anestesia local e é muito mais simples que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a extração de um dente incluso, por exemplo. 0 pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incômodo maior.

A prótese é colocada imediatamente após a cirurgia?
Para os casos de próteses totais, elas são colocadas 3 ou 4 dias após a cirurgia e, em casos de próteses parciais, muitas vezes, não fica nenhum dia sem a prótese. Quase sempre são próteses provisórias, sendo substituídas depois de alguns poucos meses pelas definitivas.

A prótese fixada por implantes é melhor que as convencionais "ponte móvel" e "dentadura"?
A exemplo das próteses fixadas sobre os dentes, as fixadas sobre os implantes têm como maior vantagem não se soltarem durante a mastigação, propiciando maior conforto, segurança e eficiência.

Os resultados estéticos são bons?
Sim, com uma prótese adequada e feita em bom laboratório e com bons materiais, o resultado na maioria dos casos agrada o paciente.

Quanto tempo dura um implante? Qual a chance de dar certo?
Pode-se afirmar que 95% dos casos, se os implantes não forem perdidos nos do primeiros anos de uso, durarão toda a vida. Estudos demonstram que implantes de boa procedência apresentam taxas de sucesso acima de 95% no maxilar superior e, 97%, no inferior.

Do que depende o sucesso do implante?
De vários fatores, mas o principal é a observância do protocolo (receita completa de como e quando se faz o implante). E necessário que o profissional seja meticuloso e treinado na técnica.

Porque é tão caro?
0 preço está em visível queda. Adiar a colocação do implante, por razões financeiras, é melhor do que colocar um sistema mais barato e não confiável.

Informações sugeridas pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Implantes Odontológicos - NAPIO - Faculdade de Odontologia de Bauru - USP. Coordenador: Aguinaldo Campos Júnior.
REVISTA DA APCD V. 48, Nº 4, JUL./AGO. 1994
fonte:
http://www.sinimplante.com.br/guia/index_html.asp
fonte:
http://www.impladent.com.br/perdizes/impdentarios.htm

quinta-feira, 26 de junho de 2008

3 Comments:

Anônimo said...

Com não possuia nenhum dente, fiz o implante carga imediata.
Seis implantes superiores e 4 inferiores.
Realmente não doeu, mas estou abalado com a situação.
Não consigo sorrir por vergonha.
Vantagem para mim : não ter de colocar/retirar a dentadura e usar corega todos os dias, e poder comer sem receio dela cair.
O custo foi caro para mim : R# 18.000,00.
O odonto não reconhece os problemas que ocorrem:
1)minha voz ficou diferente,
2)meu sorriso horrivel,
3)a protese fica a mostra - pior que a dentadura .

Diz que tudo é normal e que a voz, devo procurar um Fono, o restante vou me adaptar.

Agora ....nada posso fazer !

Dr. George Lamacchia said...

Meu amigo, fico à disposição para dar-lhe uma segunda opinião sobre suas próteses.
um abraço
Dr. George Lamacchia

Anônimo said...

Gainful, they signal to be taught that filing lawsuits is not the carriage to a close piracy. Adequately than, it's to diagram something before anything else than piracy. Like unperturbed of use. It's unqualifiedly a lottery easier to distortion iTunes than to search the Internet with gamble of malware and then crappy excellence, but if people are expected to gain in come back loads and be tabled repayment in behalf of ages, it's not affluent to work. They only would sooner a dull-witted on together anterior to people found software and Cobweb sites that cook up it ridiculously delicate to privateer, and up the quality. If that happens, then there pick be no stopping piracy. But they're too cagey and appalled of losing. Risks tidy up to be bewitched!

tech

 
Dr. George Lamacchia - Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu Templates Novo Blogger