Tratamento de Canal

O Popular tratamento de canal, é feito pela especialidade de endodontia (endo= dentro; dontia= dente) ou seja, a polpa dental que é o tecido responsável pela sensibilidade do dente é removida e substituida por um material que não permita a evolução de bactérias dentro do canal dentário, causando futuros problemas como lesões na raiz do dente.

Endodontia, no famoso dicionário on-line Wikipédia é definido como a especialidade da Odontologia responsável pelo estudo da saúde da polpa dentária e de todo o sistema de canais radiculares. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma oclusal, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e da saúde dos tecidos periapicais.

Abaixo um caso onde um paciente foi encaminhado a mim por outro dentista. O paciente J.E.F.N. estava com muita dor de dente, e após cuidadosos exames foi diagnosticado que era necessário o tratamento endodôntico. Seguem abaixo as fotos do caso.

R-X INICIAL
Radiografia inicial, mostra como o dente estava antes do tratamento, uma perda ossea na parte distal(de trás) do dente que poderia ser a causadora da dor, mas após os testes necessários verificamos que a polpa dental estava em fase de mortificação.


R-X FINAL

Abaixo, vemos como o dente ficou após tratamento endodôntico. Onde o paciente relatou que acabaram as dores do dente, melhorando sua qualidade de vida. Nesta foto ainda não foi feita a restauração definitiva.



Saiba um pouco mais sobre Endodontia

A Polpa

A polpa dentária é um tecido conjuntivo especializado, localizado no interior do órgão dentário, que está interligada de tal modo com o tecido duro que a enclausura (a dentina) que é comum os especialistas a designarem de complexo dentina-polpa. Ela é constituída por um tecido colaginoso frouxo; que embebe artérias, veias, nervos, células de defesa, fibroblastos, odontoblastos e células embrionárias, e sua função primordial é tornar órgão dentário reativo a estímulos, agressões e mudanças de temperatura. No corpo humano é erronea a noção de compartimentalização dos tecidos humanos, por conseguinte a polpa também está interligada com o aparato designado de Periodonto de sustentação; que são as estruturas que mantém o dente no seu alvéolo: A gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar.


A Inflamação e O Processo de Mortificação Pulpar

A inflamação é um processo biológico de resposta a estímulos agressores, que busca a sua eliminação e o reparo das estruturas submetidas. Suas características são evidenciadas tanto micro quando macroscopicamente.

Microscopicamente o dano celular ativa substâncias e partículas que exercem função de “avisar”, ou melhor “intermediar”, junto ao organismo, a presença de um dano, um corpo estranho ou uma substância estranha: são os mediadores químicos da inflamação. Esse é um processo muito complexo que envolve os leucócitos e sua capacidade de morfogênese e de emigração para o local do estímulo inflamatório.

Macroscopicamente temos o aspecto vascular, em que há vasodilatação (aumento do diâmetro dos vasos saguíneos), hiperemia (aumento no afluxo sangüíneo), isquemia e aumento da permeabilidade vascular. Em decorrência (porém simultâneo) a esta, existe um aspecto exsudativo, que consiste no edema (inchaço), o exsudato purulento (o pus) e desorganização das fibras colágenas.

Na Polpa, todos estes processos estão localizados em um ambiente muito restrito e anelástico, constituído pelo corpo do dente e as paredes do canal radicular. Deste modo os distúrbios do aspecto vascular, principalmente a hiperemia, causam uma dificuldade na oxigenação no tecido pulpar principalmente por dificultar o retorno venoso levando a morte do tecido pulpar por apoxia (falta de oxigênio no sangue).


As Patologias Decorrentes da Mortificação Pulpar

A proporção em que a reação inflamatória progride, a lesão que era essencialmente dentária passa também para a região circunvizinha ao dente, e o exsudato vai sendo colecionado num abscesso periapical. A partir daí têm-se muitas possibilidades:

O abscesso pode perpetuar-se lentamente frente a estímulos de baixa intensidade e se transformar numa lesão crônica como o cisto radicular.

A lesão poderá evoluir rapidamente de maneira a perfundir os tecidos duros até as fáscias, gerando trantornos mais sérios como o abscesso subperiósteo, empiema maxilar, linfadenite, celulite, sepcemia e até mesmo a angina de Ludwig, que pode ser fatal se não tratada a tempo.

O Tratamento Endodôntico

O Tratamento Endodôntico consiste em variadas manobras técnicas que visam reestabelecer a normalidade dos tecidos pulpares, ou pelo menos manter a estrutura dura em seu alvéolo sem presença de inflamação ou infecção. Por isso, o tratamento de Canal é apenas uma parte deste, em que baseia-se em remover todo o tecido, vivo ou não, da câmara pulpar e do sistema de canais radiculares presente nas raízes selando-os em seguida.

Dentre as manobras podemos destacar, em ordem de complexidade, o tratamento expectante, a curetagem pulpar, a pulpotomia, a pulpectomia e o tratamento cirurgico.


O Tratamento Expectante

É a manobra mais conservadora do Tratamento Endodontico, em que consiste na remoção do tecido cariado, a proteção do complexo dentina-polpa, e o selamento provisório da cavidade. Vários são o materiais que podem ser utilizados pelo Cirurgião Dentista (ou Médico Dentista em Portugal), mas é de concenso geral que, o mais importante é preservar a estrutura biológica do estímulo que vem gerando a alteração pulpar.


A Curetagem Pulpar

Baseia-se em remover parte superficial da polpa coronária (presente na coroa do dente) que eventualmente tenha sido exposta durante o tratamento conservador, potencialmente contaminado por microrganismos do meio bucal.


A Pulpotomia

A pulpotomia é a remoção da polpa presente na câmara pulpar. Neste caso preserva-se o tecido pulpar que está nos condutos radiculares (canais). Devido a isso, a pulpotomia está indicada somente em casos que a lesão inflamatória restringe-se a uma pequena porção da polpa coronária. Em crianças é onde se encontram os maiores índices de sucessos neste tratamento, devido ao fato do tecido pulpar não estar completamente amadurecido. Existe uma grande indíce de insucessos na pulpotomia, tais como mortificação pulpar ou formação de calculos pulpares, o que restringe a técnica mais a dentes jovens. A pulpotomia está indicada principalmente, na Odontopediatria

A Pulpectomia

É o Tratamento de canal como comumente conhecido. Consiste em despolpar totalmente o dente; higienizar as paredes internas e a luz dos canais; e selar estes mesmos com uma resina vegetal chamada Guta-Percha.

A pulpectomia é considerada um procedimento melindroso, onde tamanho do campo operatório, o comprimento do dente, a anatomia do sistema de canais radiculares e a fadiga dos intrumentos de corte contribuem para as dificuldades técnicas deste procedimento.


O Tratamento Cirúrgico

O Tratamento Cirúgico está indicado em casos de falhas anteriores no tratamento endodôntico, em perfurações acidentais, presença de lesões refratárias ao tratamento convencional, em alguns casos de fratura de instrumentos e a presença de próteses extensas que do ponto de vista estético e funcional estejam satisfatórias.


A Especialidade

Em Portugal, a Endodontia é o ramo da Medicina Dentária, ainda não constituído especialidade por si só mas que já contém alguns profissionais (Médicos Dentistas) que se dedicam exclusivamente a ela. O Brasil conta com grandes pesquisadores na área de endodontia, sendo destaque no cenário internacional.Centros de referencia são cidades como Araçatuba(Holland, Bernabé), Bauru(Bramante),Campinas(Cardoso), Goiânia(Estrela, Avelar),Curitiba (Sydney, Batista, Melo).

Consulte sempre seu Cirurgião Dentista!

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Clareamento a Laser

Paciente J.E.N. pesquisou por 3 clínicas, preços e qualidade do trabalho, visando o melhor "Custo x Benefício". Optou por fazer seu tratamento na clínica DirectPlan. Este caso é de um clareamento a laser feito em única sessão para melhorar a estética do sorriso, e aumentar a auto-estima do paciente.

Tonalidade amarelada dos dentes antes do clareamento:

Tonalidade após sessão única de clareamento a laser:

Sorriso quase natural do paciente após o tratamento:



Saiba um pouco mais sobre o clareamento:

O que é Clareamento dental?

Os dentes podem ficar escurecidos por uma série de fatores como uso prolongado de antibióticos, fumo, tratamento de canal, fluorose e consumo de café, vinho tinto, coca-cola ou chocolate. O clareamento dental é um procedimento que restaurará a cor branca dos dentes escurecidos.

Qual é a importância de ter dentes brancos?

Em nossa sociedade, dentes brancos são um dos símbolos da beleza estética. Muitas vezes pessoas com dentes escurecidos perdem a auto-estima e até podem ficar com vergonha de sorrir.

Qualquer pessoa pode ter os dentes clareados?

Sim, desde que os dentes estejam íntegros, qualquer pessoa pode ter os dentes clareados.

Como age o clareamento dental?

O clareamento dental age através de moléculas dos géis ou produtos oxidantes que penetram no esmalte e dentina. Isso libera oxigênio, o qual quebra moléculas de pigmentos causadores das manchas nos dentes. Há também a técnica mais moderna que utiliza o laser.

O clareamento dental pode ser feito em casa?

O clareamento dental pode ser feito no consultório do dentista ou em casa com um gel oxidante fraco. Porém, mesmo sendo feito em casa, o clareamento dental deve ter a orientação e monitoramento de um Cirurgião Dentista.

O clareamento dental pode causar riscos à saúde?

Caso seja feito por um profissional qualificado, o clareamento dental não apresenta riscos nem causa danos à gengiva. O clareamento dental também não afeta a estrutura dental. Porém, é contra-indicado para mulheres grávidas, pacientes com recessão gengival severa, pacientes com hipersensibilidade dentinária severa, pessoas com alergia a algum componente do clareador, pacientes com úlceras e feridas nas gengivas e mucosas bucais ou com histórico de lesões malignas (câncer) ou pré-cancerizáveis.

O dente clareado poderia escurecer de novo?

Sim, mas nunca ficará tão escuro quanto antes. Depois de 1 ou 2 anos pode ser necessário uma manutenção.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Clareamento a Laser

Um caso de Clareamento Dental a Laser feito por mim na clínica DirectPlan. O Paciente L.F.R., 47 anos de idade resolveu fazer o clareamento, mas que não ficassem brancos os dentes, por causa de sua idade, onde dentes muito brancos pareceriam muito artificial. O paciente ficou extremamente agradecido pelo resultado, onde ao olhar para o paciente como um todo e não só para os dentes como nas fotos abaixo apresentadas, vê-se uma pessoa com uma aparencia bem mais jovial. E depois de uma semana do clareamento, o paciente disse que esta com a auto estima muito boa e não tem mais vergonha de sorrir.

O próprio nome do prcedimento ja diz: CLAREAMENTO, ele clareia a cor escurecida do dente, e NÃO BRANQUEIA os dentes, embora em alguns casos se consegir chegar a uma tonalidade branca. Pois muitos pacientes tem essa dúvida.

Cor dos dentes do paciente antes:


Cor final , após o clareamento:




Algumas informacões sobre Clareamento Dental:


CLAREAMENTO DENTAL

Um dos tratamentos mais requisitados pelos pacientes, atualmente, é o clareamento dental. Atualmente, usam-se as seguintes técnicas:

Técnica da Moldeira: Uma moldeira de silicone será feita a partir dos seus dentes. Coloca-se um gel clareador dentro dessa moldeira e aplica-se sobre os dentes por algumas horas por dia. Muitos pacientes usam suas moldeiras depois do jantar e antes de dormir. Uma mudança significativa no clareamento é percebida em 1 ou 2 semanas. Esse tratamento é realizado em casa, com supervisão do profissional cirurgião dentista.

Clareamento a Laser: Com sistema de luz composta gerada por um laser de diodo e por uma matriz de LEDs, possibilita o clareamento dental reduzindo a hipersensibilidade dentinária pós-operatória e o tempo de procedimento. Os LEDs agem sobre o produto (peróxido de Hidrogênio a 37%) e o laser de diodo (infra-vermelho) age na sensibilidade do dente, diminuindo a dor, essa é a técnica mais rápida e eficiente usada atualmente. Em poucas sessões já se atinge o resultado desejado.

Clareamento unitário: Feito em dentes isolados que tenham coloração alterada e possuam canal tratado.

Contra-indicações do clareamento

• Gestantes
• Pacientes com recessão gengival exposta
• Pacientes especiais
• Fumantes
• Pacientes alérgicos a quaisquer das substâncias químicas presentes no clareador
• Pacientes com lesões em tecidos moles da mucosa bucal
• Pacientes com histórico de lesões malignas ou pré-cancerizáveis
• Pacientes com hipersensibilidade dentinária (que pode ser tratada previamente)

Manutenção do Clareamento: Em alguns casos, após algum tempo (meses ou anos) é necessário realizar a manutenção do clareamento, repetindo os procedimentos. O efeito do clareamento é melhorado com profilaxias periódicas.

Como o tratamento clareador é efetivo apenas sobre os dentes e não sobre restaurações e coroas, estas deverão ser substituídas após o clareamento, pois apresentarão uma coloração mais escura que a dos dentes clareados.

É importante observar que em cada paciente, os resultados poderão variar. Há aqueles em que em poucas aplicações o clareamento é efetivo, assim como existem aqueles em que o resultado, após muitas semanas de tratamento, é pequeno. São as variações individuais, sobre as quais o profissional não possui controle.

domingo, 27 de maio de 2007

Restauração em Resina

Quando quebra um pedaço do dente da frente? O que você faz?
Procura o Dr. Lamacchia que ele resolve.

Brincadeiras à parte, este caso ilustra bem como podemos com meios artificiais, devolver uma anatomia natural aos dentes.

Nesta foto vemos como a paciente chegou ao consultorio

E nestas duas abaixo, como ela saiu do consultorio


Uma foto mais perto para ver os detalhes do trabalho


Consulte sempre seu cirurgião dentista

domingo, 20 de maio de 2007

Restauração em Resina

Caso clínico # 2

A mesma paciente do caso clinico # 1 cedeu novamente as fotos de outro dente restaurado por mim.

ANTES:


Após a remoção da restauração antiga, observem o material de proteção do complexo dentina-polpa, e sob ele tecido cariado:

Resultado Final:





sexta-feira, 11 de maio de 2007

Resina Posterior

Caso clínico # 1

A paciente C.M.B. gentilmente cedeu as imagens de uma restauração posterior que fiz. Infelizmente nao tenho aqui a radiografia, mas ela estava com uma infiltração cariosa marginal em sua restauração de amalgama realizada há 4 anos. Foi feita a retirada da restauracão antiga e a limpeza da cavidade com clorexidine a 2%, Tomada da cor natural do dente e vizinhos; posteriormente condicionamento com ácido fosfórico a 37% e agente adesivo 2 em 1, polimerizado por 20 segundos em 2 aplicações. A técnica incremental foi utilizada para diminuir a contração de polimerização da resina.

Confira as fotos de antes e depois ...

ANTES:




Note que a cavidade é profunda portanto fiz a proteção na parede axial pulpar com Cimento de Hidróxido de Calcio

DEPOIS:



Este procedimento é chamado de restauração em dente posterior de resina composta.

Restaurações de Resina em Dentes Posteriores: Muitas pessoas procuram o dentista por não estarem contentes com suas restaurações que restaurações escuras). Hoje em dia, existem resinas que são capazes de resistir às forças que atuam durante a mastigação. Estão indicadas para cavidades de cárie pequenas a médias, troca de restaurações cuja cor desagrade o paciente, infiltrações, restaurações que caíram, dentes doloridos, etc...

sábado, 28 de abril de 2007

Amamentação e o Dentista

Estudos comprovam que crianças aleitadas no peito têm melhor desenvolvimento mental e maior equilíbrio emocional.

Amamentação e a odontologia. A amamentação tem sido incentivada por ser o leite materno não só o alimento mais completo e digestivo para crianças de até um ano de idade, como também por ter ação imunizante, protegendo-as de diversas doenças. A amamentação é gratificante para a mãe e interfere beneficamente na saúde da mulher, por exemplo, diminuindo a probabilidade de câncer de mama, ajudando na involução do útero e na depressão pós-parto. Hoje, diz-se que o leite materno é ecologicamente correto, pois não consome recursos naturais em sua produção e não gera lixo, como ocorre com os leites artificiais, além de ser mais barato. Porém, poucos sabem que a amamentação tem reflexos futuros na fala, respiração e dentição da criança.

Um exercício muito Importante. Quando a criança é amamentada, está não só sendo alimentada, como também fazendo um exercício físico importante para desenvolver sua ossatura e musculatura bucal. Ao nascer, o bebê tem o maxilar inferior muito pequeno, que irá alcançar equilíbrio no tamanho em relação ao maxilar superior tendo seu crescimento estimulado pela sucção do peito. Toda a musculatura bucal é desenvolvida, músculos externos e internos, que, solicitados, desenvolvem os ossos. Mamar no peito não é fácil, daí o bebê ficar bastante transpirado. Esse exercício é o responsável inicial no crescimento harmonioso da face e dentição. Usando mamadeira, esse exercício é quase inexistente, e a preferência do nenê pela mamadeira vem da facilidade com a qual ele ganha o leite, principalmente quando este flui por um furo generoso no bico. Para exercitar-se com maior eficiência, a posição durante a mamada é importante: a criança deverá ficar o mais verticalizada, o que também facilita a deglutição do leite.

Uma atitude na tentativa de evitar apinhamento dental (dentes "encavalados"). Maxilares melhor desenvolvidos propiciarão um melhor alinhamento da dentição, diminuindo a necessidade futura do uso de aparelhos ortodônticos. Músculos firmes ajudarão na fala. Durante a amamentação, aprende-se a respirar corretamente pelo nariz, evitando amigdalites, pneumonias, entre outras doenças. Quando a criança respira pela boca, os dentes ressecados ficam mais expostos à cárie e as gengivas ficam inflamadas, os maxilares tendem a sofrer deformações e os dentes, a ficar "encavalados", aumentando também o processo de cárie.

A amamentação prepara o bebê para a mastigação. A mamadeira costuma tornar-se uma companheira para a criança ao longo de anos, habituando-a a uma dieta mole e adocicada, que aumenta o risco de cáries (cárie de mamadeira); a criança tende a recusar alimentos que requeiram mastigação. Depois da amamentação, a mastigação correta continuará a tarefa de exercitar ossos e músculos. A amamentação prepara a criança para a mastigação. Muitas mães reclamam que seus filhos, já crescidos, não mastigam corretamente e recusam verduras e frutas, apreciando apenas doces e iogurtes. Esquecem-se essas mães de que o que os habituou a essa dieta foi o uso prolongado da mamadeira. Mastigação incorreta pode levar também a problemas de obesidade e de estômago.

Evitando Hábitos prejudiciais. Atrelada à mamadeira, vem a chupeta, que também é usada normalmente por muito tempo, e o hábito de chupar o dedo, afetando o posicionamento dos dentes e trazendo também conseqüências danosas à fala e à respiração.

Abandonando a mamadeira. A partir dos quatro meses, quando a mãe lentamente começar a introduzir outros alimentos (desmame), deverá fazê-lo usando apenas copos e colheres, evitando o uso de mamadeira ou "chuquinha".

Prevenindo a cárie. A primeira consulta odontológica de uma criança deveria ser antes do nascimento de seu primeiro dentinho. Nesse primeiro encontro, o odontopediatra orientaria a respeito da higienização, dieta e como proceder quando os dentes começarem a irromper e a incomodar o bebê. Entre outras coisas, aconselharia os pais a acostumarem-se a levar seus bebês ao dentista, assim como os levam ao pediatra, no sentido de se poder acompanhar de perto o desenvolvimento destes na tentativa da erradicação da doença cárie.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Relação Cirurgião Dentista x Habitantes no Brasil

MAPA DA ODONTOLOGIA

Veja a relação CD/habitante, o número de faculdades e de vagas/ano em todo o Brasil

ACRE
Relação CD/habitante: 1 / 2950
Não há faculdade

ALAGOAS
Relação CD/habitante: 1 / 1935
Faculdade: 1 vaga : 60

AMAPÁ
Relação CD/habitante: 1 /2974
Não há faculdade

AMAZONAS
Relação CD/habitante: 1 / 2674
Faculdade: 3 vagas : 60

BAHIA
Relação CD/habitante: 1 / 2658
Faculdade: 3 vagas : 300

CEARÁ
Relação CD/habitante: 1 / 2373
Faculdade: 2 vagas : 190

DISTRITO FEDERAL
Relação CD/habitante: 1 / 521
Faculdade: 3 vagas : 200

ESPIRITO SANTO
Relação CD/habitante: 1 / 1069
Faculdade: 2 vagas : 120

GOIAS
Relação CD/habitante: 1 / 1055
Faculdade: 2 vagas : 122

MARANHÃO
Relação CD/habitante: 1 / 4941
Faculdade: 2 vagas : 120

MINAS GERAIS
Relação CD/habitante: 1 / 816
Faculdade: 14 vagas : 1410

MATO GROSSO DO SUL
Relação CD/habitante: 1 / 971
Faculdade: 2 vagas : 112

MATO GROSSO
Relação CD/habitante: 1 / 1427
Faculdade: 2 vagas : 160

PARÁ
Relação CD/habitante: 1 / 3006
Faculdade: 2 vagas : 170

PARAÍBA
Relação CD/habitante: 1 / 1492
Faculdade: 2 vagas : 178

PERNAMBUCO
Relação CD/habitante: 1 / 1686
Faculdade: 3 vagas : 250

PIAUÍ
Relação CD/habitante: 1 / 2334
Faculdade: 2 vagas : 50

PARANÁ
Relação CD/habitante: 1 / 976
Faculdade: 11 vagas : 772

RIO DE JANEIRO
Relação CD/habitante: 1 / 713
Faculdade: 13 vagas : 1105

RONDÔNIA
Relação CD/habitante: 1 / 2429
Não há faculdade

RORAIMA
Relação CD/habitante: 1 / 2104
Não há faculdade

RIO GRANDE DO NORTE
Relação CD/habitante: 1 / 1617
Faculdade: 2 vagas : 152

RIO GRANDE DO SUL
Relação CD/habitante: 1 / 1065
Faculdade: 7 vagas : 513

SANTA CATARINA
Relação CD/habitante: 1 / 1103
Faculdade: 5 vagas : 314

SERGIPE
Relação CD/habitante: 1 / 1895
Faculdade: 2 vagas : 140

SÃO PAULO
Relação CD/habitante: 1 / 618
Faculdade: 40 vagas : 4638

TOCANTINS
Relação CD/habitante: 1 / 1930
Não há faculdade

BRASIL
Relação CD/habitante: 1 / 1020
Faculdade: 125 vagas: 111162

Dados atualizados em março/2001. Cursos reconhecidos pelo MEC.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda um dentista para 1.200 habitantes. Obedecendo essa recomendação, o estado de São Paulo, com uma população de 34.119.110 deveeria ter 28.400 dentistas, mas tem 55.202

Como a minha vida tá difícil!

Vagas de Emprego

Por quê não ajudar meus colegas?


Procura-se dentista
Para trabalhar em consultório como Clínico Geral (dias alternados) por porcentagem. Ligar para 6467-8582.

Precisa de Cirurgião Dentista
Procuro dentistas que residam em Guarulhos, para trabalhar em consultório (em Centro Médico) por sistema de porcentagem. Entrar em contato com dra. Gisele (cel: 9194-4904)

Precisa-se de CD Clinico Geral
Para trabalhara em Clínica Odontológica de Guarulhos (para todos horários - fixo + percentual). Tratar com Dr. Dennis, celular 8134-9907

Dentistas de todas especialidades

Procuro para fazer parte da nossa equipe de colaboradores.
Tratar com dra Simone fone 3464-2603
enviar cv para
Boutique da boca
rua Tuiuti 2358 conj 04
tatuapé
sp- sp
cep:03307-000



30 Motivos para ir ao dentista

30 Motivos para ir ao dentista

Na contramão do post anterior, dou-lhe alguns motivos para visitar seu dentista regularmente.

Você sabia que fugir do dentista pode lhe causar muita dor de cabeça? Isso mesmo, adiar sua visita com desculpas de falta de tempo ou de dinheiro só irá prejudicar o seu sorriso e a sua saúde. Abaixo você confere a lista com 30 motivos para se ir ao dentista regularmente:

  1. Manter a saúde do corpo: uma boca bem cuidada reflete na saúde de todo o corpo. Uma má mastigação ou mesmo uma mordida errada podem ocasionar desde dores de cabeça até problemas cardíacos.

  2. Reconquistar a auto-estima: manter um sorriso saudável e harmonioso é uma boa maneira de você ficar bem consigo mesma. Gostando mais de sua aparência, você estará mais segura para enfrentar a vida.

  3. Prevenção: prevenir cáries, doenças periodontais e mau hálito evitam problemas futuros no cuidado com os dentes e gastos em longos tratamentos. Um check up periódico não deixa que os problemas se avolumem.

  4. Manter os dentes limpos: uma higienização bem feita depende da escovação dos dentes e da língua, do uso de fio dental, de anti-sépticos bucais e de escova lingual, garantindo a não-formação da placa bacteriana, de cáries e tártaro.

  5. Substituir restaurações: suas antigas restaurações (conhecidas como obturações) feitas em amálgama, aquele material na cor prata, podem ser substituídas por resinas mais atuais que são imperceptíveis e duradouras.

  6. Colocação de prótese: os implantes e as próteses possibilitam a substituição de um ou mais dentes perdidos.

  7. Endireitar os dentes: dentes tortos, além de serem esteticamente feios, diminuem o rendimento mastigatório, causam dores de cabeça e ouvido, prejudicam a fonética, entre outros problemas.

  8. Perder o medo: dentista não é mais sinônimo de dor. Hoje, o tratamento dentário é muito mais eficaz, rápido e indolor com a tecnologia disponível nos consultórios.

  9. Evitar problemas cardíacos: quase ninguém sabe, mas as bactérias do tártaro dental podem atacar o coração. A endocardite bacteriana, um tipo de problema cardiológico decorrente de processos infecciosos, pode ter origem na cavidade oral e causar a proliferação de bactérias nocivas ao organismo.

  10. Não ter dor de dente: a melhor solução para a dor de dente é a prevenção. Visitas periódicas ao dentista, mesmo sem a existência de qualquer sintoma, podem detectar o problema desde cedo, garantindo o sucesso do tratamento.

  11. Incentivar seus filhos: as crianças devem freqüentar desde cedo o dentista. Dessa maneira, elas mantêm a saúde bucal e criam o hábito, combatendo a “odontofobia”.

  12. Ter um sorriso invejável: um sorriso bonito rejuvenesce as feições, aumenta auto-estima, melhora a fonética e te deixa lindo aos olhos de todos.

  13. Fugir do mau hálito: 90% das causas do mau hálito estão na boca. Escovar os dentes e a língua é essencial para manter um bom hálito. Visitar o dentista duas vezes ao ano também pode evitar uma situação desagradável.

  14. Deixar os dentes brancos: já existem muitas técnicas para clarear as diversas manchas nos dentes. O seu dentista irá realizar o tratamento indicado para o seu caso. São técnicas que vão desde raspagens e polimento até o uso de laser.

  15. Mastigar melhor: mastigar bem não quer dizer mastigar muito. A perda de dentes, dentes tortos, sensibilidade nas gengivas, próteses frouxas ou falta de obturações podem ser responsáveis pela má mastigação. A boa mastigação minimiza ou elimina problemas futuros no aparelho digestivo, além de te deixar muito disposta.

  16. Acabar com a sensibilidade: a solução para aquela sensibilidade que impede de tomar um café ou um sorvete está no seu dentista. Procure-o no dia em que a sensibilidade estiver se manifestando mais para que possa identificá-la melhor.

  17. Evitar constrangimentos em público: conviver com pequenos defeitos não é fácil. Para evitar constrangimento e vergonha de aparecer em público, procure o dentista para eliminar problemas como dente torto, escuro, com manchas, diastema e outros.

  18. Não roncar: o ronco incomoda o seu sono e quem está do seu lado. A intervenção do dentista nesses casos não é definitiva, mas ajuda a eliminar o zumbido. A técnica trata-se de colocação de uma placa que permite um sono mais leve e impede o desgaste dos dentes.

  19. Tirar o siso: um incômodo para muitas pessoas é o dente do siso, o terceiro molar que costuma nascer próximo da maioridade e pode provocar muita dor. Para evitar problemas futuros, como prejuízo aos dentes vizinhos, é aconselhável sua retirada.

  20. Limpar a fundo: mesmo realizando a higiene bucal diariamente, existem lugares que a escova não alcança, acumulando placa na gengiva e entre os dentes. Para realizar uma limpeza mais a fundo, o seu dentista irá realizar a técnica de profilaxia (limpeza embaixo das gengivas).

  21. Prevenir o câncer bucal: exames periódicos ajudam a identificar pequenas lesões que, se não tratadas, poderão evoluir para alguma forma de câncer.

  22. Aplicar flúor: A fluoração nos dentes ajuda na prevenção contra o surgimento de cáries.

  23. Acabar com a dor de cabeça: problemas bucais podem estar relacionados a dores de cabeça.

  24. Corrigir maus hábitos: em conversa com o seu dentista, ele identificará seus maus hábitos, como morder os lábios, roer unhas ou mastigar canetas, mostrará os malefícios dessas atitudes e estimulará a desvincular-se deles.

  25. Tratar cáries: tratar cáries assim que elas surgem evita procedimentos mais dolorosos como tratamentos de canal e das gengivas.

  26. Curar aftas ou herpes: o tratamento das aftas impede que elas se alastrem. Caso contrário podem se tornar dolorosas e serem passadas em forma de infecção herpética ou lesões persistentes.

  27. Lesões bucais podem ser conseqüência de alguma doença grave como o câncer por exemplo, o dentista irá indicar um especialista.

  28. Adenóide ou amígdalas. Resolvendo o problema, além das vantagens estéticas, haverá melhora fonética e do próprio aparelho respiratório.

  29. Corrigir a linha do sorriso: um sorriso bonito depende de dentes e gengivas bem cuidados. Algumas alternativas ajudam a deixá-lo invejável: reposicionamento dos dentes para dentro, diminuição ou aumento da gengiva, mudança no formato dos dentes.

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Maneiras de agradar e irritar seu dentista

15 MANEIRAS PARA AGRADAR SEU DENTISTA

1- Indicando-lhe sempre muitos novos pacientes.

2- Tendo sempre a mão cartões de visitas dêle para recomendar.

3- Valorizando e reconhecendo a qualidade do seu trabalho.

4- Levando cheque, ou outro meio, no dia de fazer pagamento.

5- Reconhecendo sempre a sua habilidade e competência.

6- Comentando e elogiando sua atualização e modernidade.

7- Evitando ao máximo faltar nas suas consultas.

8- Ligando meia hora antes se por motivo justo for atrasar.

9- Seguindo corretamente as suas instruções.

10- Voltando para revisões a cada seis meses.

11- Comentando detalhadamente sobre suas expectativas.

12- Relatando detalhes importantes sobre sua saúde bucal.

13- Esforçando-se para fazer sempre o melhor tratamento.

14- Não interrompendo em hipótese alguma o tratamento.

15- Ajudando a divulgá-lo no que lhe for possível.

autor: ANTÔNIO INÁCIO RIBEIRO


15 MANEIRAS PARA ENLOUQUECER UM DENTISTA

1- Antes da consulta, coma bastante alho, cebola, mastigue balas grudentas e diga que não teve tempo de escovar os dentes.

2- Leve seus filhos, sobrinhos e amiguinhos para a consulta e diga que não teve com quem deixá-los. Fale, na frente de todo mundo, que o tio e as tias são o maior barato!

3- Mostre o dente que dói colocando o dedo bem em cima.

4- Tenha pavor de agulhas, tendo ou não. Se puder, grite, esperneie e segure a mão do(a) dentista na hora da anestesia. E exija sempre a "pomadinha" antes...

5- Não economize nem diálogo nem o seu vocabulário. Pra qualquer proposta de tratamento pergunte, com cara de idiota, "... Mas isso não tá ultrapassado, doutor(a)?"

6- Diga que, na sua opinião, todo plano de saúde médico deveria ter tratamento odontológico grátis.

7- Diga sempre que a anestesia não pegou!

8- Quando for se submeter a exame radiográfico pergunte com cara bem séria se vai doer. Mais importante, ainda: mexa-se na hora exata que for acionado o aparelho de Raios X.

9- Tenha sustos enormes e pule toda vez que seu dentista acionar o motor.

10- Se estiver frente a um Ortodontista diga-lhe que você conhece excelentes dentistas que colocam aparelho de graça e com manutenção bem baratinha; ao final do seu tratamento ortodôntico, diga que preferia seus dentes como eram antes.

11- Diga que não tomou o remédio que seu dentista lhe passou porque o "cara da farmácia" falou que o remédio que ele prescreveu não fabrica mais e que ele achou melhor você tomar um outro.

12- Faça cara de que vai vomitar cada vez que seu dentista encostar o espelhinho em sua língua; faça cara de estar se afogando toda hora, remova o sugador com sua mão esquerda.

13- Interrompa a lua-de-mel ou as férias na praia de seu dentista, ligando para dizer que seu provisório caiu.

14- Tente falar alguma coisa toda vez que seu dentista for colocar algo em sua boca.

15- E, por fim, na hora do pagamento, faça cara de susto e diga que em frente à sua casa tem uma clínica que só cobra 5 reais pelo mesmo procedimento.

Documentário dente por dente

Uma excelente reportagem para se ver e repensar sobre a atual saúde bucal do Brasil.

E se continuarmos com esta cultura precária que temos no país de só ir ao dentista quando sentimos dor, dente por dente e todos ficarão banguelas.

É o que falo pra todos pacientes que tenho, é muito mais barato fazer consultas de rotina no dentista e gastar com fio dental e pasta de dentes e escova, do que ter que consertar um estrago causado por relaxo na higiene bucal.




O curta-metragem Dente por Dente é um documentário, produzido pela Biokam e pela Turma do Bem, que trata da exclusão social e dos desdobramentos de uma saúde bucal precária.
Aborda-se a rotina de Alex, um adolescente da periferia de Campinas (no interior de São Paulo) que tem sua vida prejudicada por sua condição dentária.
Após assistir a uma matéria veiculada em um canal de TV local, a professora de Alex escreve para o Dentista do Bem (programa que articula dentistas voluntários) pedindo auxílio para o garoto.
A partir de um retrato do universo familiar e escolar do adolescente, o documentário procura apontar o impacto da saúde bucal sobre a qualidade de vida da personagem, dos problemas nos relacionamentos pessoais à dificuldade de inserção no mercado de trabalho e a inexistência de políticas públicas.
O ineditismo da obra traz à tona discussões sobre o tema; que historicamente nunca foi tratado com a devida importância, por nenhum governo; para que se evite mais uma geração de desdentados precoces.

Arte em foto

Um professor de fotografia britânico, aficcionado pelo princípio da câmara escura, lançou na Grã-Bretanha um livro reunindo as melhores fotos tiradas a partir de sua língua. O livro Mouthpiece traz fotos tiradas de uma perspectiva incomum, tendo os dentes de Justin Quinnell, de 44 anos, como moldura.

Ele montou a minicâmera usando um carretel de filme instamático, usado nos anos 70. Fazendo uma pequena incisão no carretel, de 0,1 milímetros, ele criou uma câmera pinhole (nome em inglês para buraco de alfinete).

Por esse pequeno furo, a luz entra e projeta a imagem, de forma invertida, no outro lado da parte interna do carretel. Ele mantém o furo coberto por uma fita adesiva, que é retirada por três segundos para que a imagem seja captada.

Justin Quinnell, que tem 44 anos, já usou outros objetos para construir câmeras como caixas de Pringles e latas de alumínio.

Confira algumas fotos:


Termômetro na boca
Arma apontada
Visão de Hong Kong
Foto de seu Dentista
Roendo unha
Beijo
Auto-Foto
Banho

Veja mais fotos de dentro da boca dele em seu próprio site clicando aqui.

Dicionário Odontológico

Estou disponibilizando alguns termos técnicos usados na odontologia e uma breve explicação para quem não trabalha na área.

Agenesia- é a ausência congênita de um dente
Amálgama - resultado da mistura de limalha de prata com mercúrio, usado na restauração de elementos dentários.
Apicetomia - ato cirúrgico relacionado com a remoção do terço final da raiz de um dente (ápice)
Atachmans- sistema de retenção pré fabricado, que normalmente elimina o grampo antiestético
ATM - acrônimo de Articulação Temporo Mandibular
Acrilização- ato de transformar as placas oclusais que são feitas primeiramente em cera em acrílico.
Biocompatível - aceito pelo organismo sem causar problemas de rejeição
Biocompativel- Compatível com organismo vivo, significa que não causam rejeição
Bordo Incisal - parte cortante dos incisivos superiores e inferiores.
Bruxismo- ato de ranger os dentes, geralmente noturno
Cárie - doença infecciosa que ataca os tecidos dentários
Cerômeros- marerial criado a partir da união de resina com cerâmica (porcelana)
Cimentante- que une, que cimenta
Decíduo - é o dente conhecido vulgarmente como dente de leite
Desprogramação da musculatura- transforma uma musculatura que está numa situação adversa na sua posição de repouso
Edêntulos- desdentado
Endodontia- é a especialidade que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos peri-radiculares.
Exodontia - é o mesmo que extração
Gengivite- é o mesmo que inflamação na gengiva
Halitofóbicos- pessoas que têm aversão à mau hálito
Halitose - cheiro desagradável exalado pela boca
Hipoglicemia- Taxa de glicose no sangue abaixo da normal
Implantodontia - especialidade que tem como objetivo a implantação na mandíbula e/ou na maxila, de materiais aloplásticos destinados a suportar próteses unitárias, parciais ou removíveis e próteses totais.
Impactado (dente)- quando um dente está sendo impedido de erupcionar por um outro
leito receptor- local onde será instalado o implante
Mordida Cruzada- normalmente os dentes superiores se sobrepõem aos inferiores durante a oclusão, na mordida cruzada ocorre o inverso.
Oclusão- contato dos dentes superiores com os inferiores.
Odontometria- medida do tamanho da raiz do dente a ser tratado
Oncológica- Referente à oncologia; cancerológica
Periodontia - é a especialidade que tem como objetivo o estudo, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças gengivais e periodontais, visando a promoção e ao restabelecimento da saúde periodontal.
Periodonto - tecidos relacionados com gengivas e os que se localizam entre a raiz do dente e o osso que a envolve e suporta.
Profilaxia- ato de fazer a higiene bucal profissional
Prótese - é a especialidade que tem como objetivo o restabelecimento e a manutenção das funções do sistema mastigatório, visando a proporcionar conforto, estética e saúde para recolocação dos dentes destruídos ou perdidos e dos tecidos contíguos.
Tártaro (calculo dental)- é a formação calcária que notamos colada aos dentes, geralmente se localiza próximo aos ductos de saída dos ductos salivares (incisivos inferiores e molares superiores)

Pacote Estético

Desenvolvi um pacote estético para suprir as necessidades estéticas de meus pacientes.

Cada paciente tem um tratamento mais indicado e de acordo com suas exigências e necessidades, faremos um planejamento do procedimento mais adequado ao caso.

Abaixo tem uma curta explicação dos procedimentos mais realizados afim de melhorar a estética do sorriso e auto-estima do paciente.

Consulte seu dentista ou marque uma consulta comigo para maiores esclarecimentos.



O valor de um Sorriso

Um sorriso não custa nada e cria muito...
Dura um só momento, mas sua lembrança perdura por toda uma vida...
Não se pode comprá-lo, pedi-lo emprestado ou roubá-lo...
E não tem utilidade enquanto não é dado!
Por isso, se no teu caminho encontrares alguém cansado demais para dar um sorriso, deixa-lhe o teu, com otimismo...
Pois ninguém precisa tanto de um sorriso quanto aquele que não tem mais sorrisos para oferecer...
E agora? Vamos sorrir um pouco?



ESTÉTICA DENTAL

Vivemos em um mundo onde as aparências são importantes. Um sorriso bonito, brilhante e saudável pode aumentar a sua auto-estima, garantindo uma significante mudança em sua vida tanto pessoal como profissional. Por estes motivos, é fundamental cuidar da aparência dos dentes.

A estética dental é um dos mais efetivos tratamentos para se melhorar a aparência física.
Os resultados são surpreendentes, pois é possível reconstituir os dentes, dar-lhes forma ideal, fechar espaços e ainda clarear os que estão escurecidos.

Dentes manchados, escurecidos, curtos, tortos e muito separados deixam o sorriso feio, que acaba ofuscando a beleza de todo o rosto. Essas imperfeições também inibem um sorriso largo e espontâneo, podendo tornar a pessoa complexada e atrapalhar o seu convívio social.


CLAREAMENTO DENTAL

Um dos tratamentos mais requisitados pelos pacientes, atualmente, é o clareamento dental. Atualmente, usam-se as seguintes técnicas:

Técnica da Moldeira: Uma moldeira de silicone será feita a partir dos seus dentes. Coloca-se um gel clareador dentro dessa moldeira e aplica-se sobre os dentes por algumas horas por dia. Muitos pacientes usam suas moldeiras depois do jantar e antes de dormir. Uma mudança significativa no clareamento é percebida em 1 ou 2 semanas. Esse tratamento é realizado em casa, com supervisão do profissional cirurgião dentista.

Clareamento a Laser: Com sistema de luz composta gerada por um laser de diodo e por uma matriz de LEDs, possibilita o clareamento dental reduzindo a hipersensibilidade dentinária pós-operatória e o tempo de procedimento. Os LEDs agem sobre o produto (peróxido de Hidrogênio a 37%) e o laser de diodo (infra-vermelho) age na sensibilidade do dente, diminuindo a dor, essa é a técnica mais rápida e eficiente usada atualmente. Em poucas sessões já se atinge o resultado desejado.

Clareamento unitário: Feito em dentes isolados que tenham coloração alterada e possuam canal tratado.

Contra-indicações do clareamento

• Gestantes
• Pacientes com recessão gengival exposta
• Pacientes especiais
• Fumantes
• Pacientes alérgicos a quaisquer das substâncias químicas presentes no clareador
• Pacientes com lesões em tecidos moles da mucosa bucal
• Pacientes com histórico de lesões malignas ou pré-cancerizáveis
• Pacientes com hipersensibilidade dentinária (que pode ser tratada previamente)

Manutenção do Clareamento: Em alguns casos, após algum tempo (meses ou anos) é necessário realizar a manutenção do clareamento, repetindo os procedimentos. O efeito do clareamento é melhorado com profilaxias periódicas.

Como o tratamento clareador é efetivo apenas sobre os dentes e não sobre restaurações e coroas, estas deverão ser substituídas após o clareamento, pois apresentarão uma coloração mais escura que a dos dentes clareados.

É importante observar que em cada paciente, os resultados poderão variar. Há aqueles em que em poucas aplicações o clareamento é efetivo, assim como existem aqueles em que o resultado, após muitas semanas de tratamento, é pequeno. São as variações individuais, sobre as quais o profissional não possui controle.




RESTAURAÇÕES DE RESINA

Onde podemos utilizar a resina para melhorar o sorriso de nossos pacientes:

Fechamento de Diastemas
: Diastemas são espaços que ocorrem na arcada dentária entre dois dentes vizinhos e são mais comuns entre os dentes anteriores superiores. Este fechamento pode ser realizado através de restaurações em resina sem nenhuma necessidade de desgaste dental, tratamento ortodôntico ou combinação de ambos. Outra alternativa é a possibilidade da realização de Facetas em Porcelana.

Facetas em Resina Composta: São restaurações que cobrem, a face vestibular dos dentes anteriores, ou seja, a superfície dental vista quando sorrimos. São indicadas para dentes que apresentam alterações de cor ou forma, fechamento de diastemas, alongamento de dentes curtos e realinhamento de dentes inclinados.

Lesões Cervicais Não Cariosas: São lesões que ocorrem mais comumente próximas à gengiva, na superfície voltada para os lábios e bochecha. São provocadas principalmente por cárie, alimentos ácidos e escovação traumática. O tratamento dessas lesões pode se restringir ao controle dos fatores etiológicos (como alimentos ácidos ou escovação) ou restaurações com resina composta.

Dentes Fraturados: Muitas pessoas sofrem traumatismo que podem levar à fratura dental. Isto ocorre principalmente em atividades esportivas, brigas e acidentes. São mais comuns em dentes anteriores, onde afeta a estética e função. As alternativas de tratamento são colagem do fragmento dental sem nenhum tipo de desgaste e restauração, restauração da parte fraturada do elemento e, até mesmo, tratamento de canal e cirurgias.

Restaurações de Resina em Dentes Anteriores: Estão indicadas em cavidades de cárie, restaurações com infiltrações, que caíram, que possuam coloração diferente da natural e que apresentam dor.

Restaurações de Resina em Dentes Posteriores: Muitas pessoas procuram o dentista por não estarem contentes com suas restaurações que restaurações escuras). Hoje em dia, existem resinas que são capazes de resistir às forças que atuam durante a mastigação. Estão indicadas para cavidades de cárie pequenas a médias, troca de restaurações cuja cor desagrade o paciente, infiltrações, restaurações que caíram, dentes doloridos, etc...

Piercing Dental: Esses piercings podem ser feitos de cristais, pedras semi-preciosas ou diamantes. Por um processo simples, é possível sair do consultório com um visual diferenciado e bonito.

Dentes Conóides: Dentes Conóides são dentes menores que o normal, apresentam forma de cone e são herdados geneticamente. Os mais afetados são os incisivos laterais. O tratamento é realizado com resina composta, adquirindo forma e aparência similares às dos dentes naturais. Esta opção é bastante agradável e estética, por não haver desgaste dental.


FACETAS DE PORCELANA

Facetas de porcelana são uma espécie de "capa", que são fixadas na parte frontal dos seus dentes.
É uma fantástica opção para dentes quebrados, espaçados, um pouco desalinhados ou casos de insucesso ao clareamento dental. É uma técnica bastante durável usando um material muito forte e resistente à descoloração. As facetas de porcelana são confeccionadas em um laboratório altamente especializado, desenhadas de acordo com cada caso para cobrir a parte frontal dos dentes. Geralmente leva-se 2 a 3 visitas para se obter um novo sorriso com esta técnica.


COROAS DE PORCELANA

Este é a técnica mais durável em Odontologia Estética. As coroas de porcelana cobrem o dente inteiro, apresentando um sorriso belo e natural sem a presença desagradável de ganchos ou metais.

Usando dentes de porcelana, pode-se reconstruir a boca sem aparência artificial. As principais vantagens são segurança e conforto. Os dentes de porcelana imitam os naturais em forma, cor, brilho e proporção e têm resolvido muitos problemas em Odontologia Estética e Reabilitação Oral.
A coroa artificial, quando bem executada, corre os mesmos riscos que os dos dentes naturais, estando exposta aos mesmos acidentes. Os cuidados devem ser iguais aos tomados com os dentes naturais.


CIRURGIA PLÁSTICA PERIODONTAL

O tratamento periodontal estético está cada vez mais difundido por conta dos artistas e pessoas públicas. Podemos atualmente através de cirurgias ou procedimentos clínicos melhorar significamente o sorriso.
São cirurgias que visam corrigir defeitos gengivais e de tecidos moles em regiões que apresentam algum tipo de comprometimento estético. Os defeitos que mais incomodam os pacientes são retrações gengivais, alterações de papilas interdentais, perdas de altura e espessura em áreas que foram submetidas a extrações e tecidos moles insatisfatórios ao redor dos implantes.
Manchas escuras na gengivas, geralmente pigmentos de melanina podem se removidos com um "peeling" gengival.
Raízes expostas que deixam os dentes alongados e sensíveis podem ser recobertas com procedimentos cirúrgicos.


PRÓTESE ADESIVA

A prótese adesiva é uma alternativa restauradora mais conservadora. Utiliza um dente pilar de suporte em cada extremidade do espaço desdentado para sustentar a prótese. O preparo dos dentes pilares (desgaste) é reservado a uma pequena porção do dente. É indicado em casos de ausência de 1 dente, especialmente na região anterior, observando-se oclusão favorável
A Vantagem deste tipo de prótese ao paciente é o custo reduzido e menor tempo de clínica, porém há a desvantagem da possibilidade de ruptura do sistema de união (interface resina composta/metal e/ou resina composta/esmalte)


PRÓTESES FIXAS

As próteses fixas são aparelhos que têm por finalidade restaurar a anatomia, função e estética dos dentes perdidos ou danificados, e sua característica principal é de serem cimentadas à boca, só podendo ser removidas pelo dentista.
Os dentes para funcionarem bem precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários superior e inferior, sempre submetidos a um sistema de forças dos músculos da mastigação, lábios, bochechas e língua. A perda de um só dente desequilibra esse sistema e os dentes movimentam-se, com isso, a mastigação e a estética ficam prejudicadas.

Resumindo, os dentes perdidos precisam ser substituídos rapidamente para o sistema mastigatório manter-se em equilíbrio.


PRÓTESES REMOVÍVEIS

As próteses removíveis podem ser parciais e totais. As parciais removíveis podem ser totalmente em acrílico ou terem uma parte metálica e destinam-se a substituir um ou mais dentes. Este tipo de prótese é mantida na boca pelas retenções presentes nos dentes que ainda restam e em alguns casos nos tecidos moles.
A manutenção deve ser feita anualmente e a sua troca a cada cinco ou seis anos. O tempo de troca deve ser respeitado, pois com o tempo ocorre o desgaste dos dentes da prótese, provocando problemas oclusais, desgaste ósseo e pode causar prejuízos na retenção dos dentes de sustentação (onde estará apoiada a prótese).
As próteses totais removíveis são normalmente em acrílico e destinam-se à substituição de todos os dentes. São suportadas apenas pelos tecidos moles e estrutura óssea subjacente. Mantém-se na boca pela ação conjunta de pequenas retenções da anatomia do que resta do osso alvéolar, da língua, dos músculos faciais, e no caso da prótese superior, do efeito de vácuo entre a superfície interna da prótese e o palato.
A retenção destas próteses é muito problemática quando há uma reabsorção quase total do osso alvéolar. Nesta situação a única solução é recorrer aos implantes.


IMPLANTES DENTÁRIOS

Atualmente, os implantes dentários de titânio são a melhor opção para a reposição de dentes por devolverem o sorriso espontâneo, a mastigação forte e segura, e a auto estima do paciente. Servem também para substituir as próteses removíveis por próteses fixas o que melhora muito a função já que o medo da prótese se soltar não existe.
A perda dos dentes compromete a estética e diminui a auto-estima. Além disso, tem relação direta com a mastigação, distúrbios gastro-intestinais e envelhecimento facial. Esta é uma situação que pode ser solucionada com tratamentos rápidos e eficientes com o uso de implante dentário.
A cirurgia é feita através da colocação de pinos de titânio, que substituirão as raízes dentárias. A técnica de implante dentário apresenta ótimos resultados estéticos e mastigatórios.

Graças a esta diminuição do volume das próteses torna-se muito mais fácil mastigar, falar e rir sem preocupações sendo a estética muito superior à das próteses removíveis convencionais.


Projeto desenvolvido por
Dr. George Lamacchia
Cirurgião Dentista/Clínico Geral
CRO-SP 92.004

 
Dr. George Lamacchia - Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu Templates Novo Blogger